Notícias - Chácara Flor da Suissa - Floricultura e Garden Center - Curitiba

Flor da Suissa

Fale Conosco41 3286-4948

Flor da Suissa

Notícias


12/04/2017

Como Cuidar de Rosas

   As rosas fazem parte dos jardins nas cidades e campos há muito tempo. Desde a antiguidade as pessoas aproveitam a beleza e delicadeza de suas flores para embelezar os ambientes. Além disso, a flor da roseira é uma ótima opção para presentear alguém especial. Símbolo de amor, paixão, carinho e amizade, a rosa sempre vai fazer parte dos presentes desejados pelas pessoas. Se a rosa presenteada for do próprio jardim, o impacto e o significado do presente são ainda maiores. Outra qualidade incrível dessa flor é que ela dura muito tempo depois de cortada, fazendo com que seja uma ótima opção para enfeitar as residências como arranjo de mesa.

   Assim como todas as plantas, as roseiras precisam de cuidados específicos para ficar bonitas e saudáveis. Se a planta estiver em perfeito estado, no ambiente certo e com nutrientes adequados as flores irão surgir muito bonitas, com bastante vigor e em uma boa quantidade.

   Um dos fatores mais importantes que as roseiras necessitam é a luminosidade. As mudas de rosas precisam de, no mínimo, 5 horas de sol por dia, para conseguirem energia suficiente para as flores. A falta de sol pode prejudicar a saúde da planta, favorecendo o aparecimento de algumas pragas como pulgão e cochonilha. Os fungos também podem aparecer por falta de sol.

   Outro aspecto importante é o solo. As rosas precisam de solos com boa drenagem, que recebam boa quantidade de água, mas que não sejam encharcados e também não acumulem água. É importante corrigir a acidez do solo com calcário. Em geral os solos brasileiros são muito ácidos, portanto o calcário pode ser usado uma vez a cada dois anos (200 gramas por planta) para melhorar a absorção de nutrientes e melhorar a saúde da planta. A adubação é outro fator essencial para garantir uma boa floração. Os adubos orgânicos são muito bons para as plantas, porque tem uma liberação lenta e gradativa dos nutrientes. Torta de mamona, farinha de ossos, calcário de conchas, esterco de galinha e húmus de minhoca são alguns exemplos desses adubos, que devem ser usados em quantidades moderadas (principalmente o esterco de galinha) para não queimarem as mudas. Mas os adubos químicos também podem ser usados nas roseiras. Existem adubos solúveis em água, que tem uma ação rápida, mas devem ser aplicados com mais frequência.

   As podas devem ser feitas anualmente, para a manutenção da saúde da planta. Além disso, essas podas auxiliam no desenvolvimento de novos brotos, favorecendo a floração. As podas são feitas no inverno, com cortes na diagonal. Os ramos mais altos devem ser retirados, isso estimula o desenvolvimento de brotos laterais. As partes mais feias ou com alguma praga também podem ser cortadas nessa época.

   O combate a pragas é outro fator importante. Se a planta estiver recebendo todos os cuidados explicados anteriormente, dificilmente será atacada por pragas. Em geral, plantas que estão com alguma praga estão sofrendo algum estresse, seja por falta de sol, falta ou excesso de água, falta de nutrientes ou falta de ventilação. Os fungos que aparecem podem ser combatidos com sulfato de cobre, diluído em água e aplicado diretamente nas folhas. Alguns fungos como os oídios (fungo branco de textura aveludada) são superficiais e podem ser removidos com um pano ou até mesmo com a chuva. Os pulgões são eliminados com inseticidas simples, como a solução de pó de fumo. As cochonilhas ficam fixas na folha da planta e tem uma carapaça que protege contra alguns inseticidas, por isso a melhor maneira de combatê-las é com um inseticida sistêmico, que é aplicado no solo. Esse inseticida é absorvido pela planta e faz com que a planta inteira fique protegida, de dentro para fora, da maioria dos insetos. As formigas cortadeiras também podem prejudicar a roseira. Para elas, a melhor alternativa é o uso de iscas formicidas, que fazem com que o ninho inteiro seja eliminado.

As imagens exibidas são meramente ilustrativas. Todos os direitos reservados. Powered By Totalize Internet Studio.
Atendimento OnLine